• Secretaria de Governo e Gabinete
  • Secretaria de Planejamento e Gestão
  • Procuradoria Geral do MunicÍpio
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos
  • Controladoria Geral
  • Secretaria de Projetos Especiais
  • Secretaria de Finanças
  • Secretaria de Administração
  • Secretaria de Administração das Regionais
  • Secretaria de Licitações, Compras e Contratos
  • Secretaria de Infraestrutura
  • Secretaria de Obras e Serviços Públicos
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano
  • Secretaria de Meio Ambiente
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca
  • Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil
  • Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos
  • Secretaria de Habitação
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres
  • Secretaria Executiva de Comunicação
  • Secretaria Executiva de Imprensa
  • Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia

Secretaria de Saúde

Sônia Arruda

Secretária

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA

BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO

Sônia de Arruda é psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com especialização em Psicologia Clínica e em Saúde Pública (Sanitarista). Possui sólida trajetória na gestão em saúde e na implantação de políticas públicas voltadas para a saúde mental em Pernambuco.

Foi Secretária de Saúde de Abreu e Lima (2014–2019), onde estruturou a rede municipal de saúde mental, implantando CAPS 24h, CAPS Infantil, CAPS AD, duas residências terapêuticas e o terceiro NASF do estado. Também coordenou a implantação do primeiro CAPS I em Glória do Goitá e contribuiu para a expansão de serviços em municípios como Vicência, Chã Grande, Araçoiaba, Goiana e São José do Egito, atuando em supervisão e capacitação de equipes.

Sua experiência inclui ainda a implantação de Centro de Atenção ao Autismo, supervisão clínica institucional, além de passagens como Secretária Executiva de Saúde e Secretária Executiva de Políticas Sociais do Paulista.

Na área clínica, atua como psicóloga com atendimentos em psicoterapia individual.

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

A Secretaria de Saúde do Município do Paulista tem como principais atribuições gerenciar o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, garantindo o acesso da população aos serviços e ações de saúde, observando os princípios básicos do SUS. Cabe à Secretaria propor, implementar e coordenar políticas, programas e serviços de saúde que visem à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população, mantendo parcerias com demais secretarias e instituições, além de assegurar a integração das ações de atenção básica, média e alta complexidade.

A Secretaria é responsável pela gestão administrativa, financeira, patrimonial e documental, bem como pelo controle de contratos, licitações e convênios, sempre assegurando a transparência e eficiência dos recursos públicos. Também promove o monitoramento, avaliação e melhoria contínua dos serviços, apoiando o desenvolvimento de estratégias de saúde voltadas a diferentes grupos populacionais, incluindo crianças, adolescentes, idosos, trabalhadores, mulheres, população negra, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Além disso, atua na vigilância à saúde, epidemiológica, ambiental, sanitária e alimentar, coordenando ações preventivas, controle de agravos, campanhas de imunização e programas de atenção à saúde. A Secretaria ainda fomenta a educação permanente dos profissionais de saúde, incentiva a participação social e garante o cumprimento das normas e diretrizes nacionais, estaduais e municipais, fortalecendo o SUS no município.

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  • Secretaria de Administração das Regionais
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos
  • Secretaria de Licitações e Contratos
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano
  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente
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Sônia Arruda

Secretária

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BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO

Sônia de Arruda é psicóloga pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com especialização em Psicologia Clínica e em Saúde Pública (Sanitarista). Possui sólida trajetória na gestão em saúde e na implantação de políticas públicas voltadas para a saúde mental em Pernambuco.

Foi Secretária de Saúde de Abreu e Lima (2014–2019), onde estruturou a rede municipal de saúde mental, implantando CAPS 24h, CAPS Infantil, CAPS AD, duas residências terapêuticas e o terceiro NASF do estado. Também coordenou a implantação do primeiro CAPS I em Glória do Goitá e contribuiu para a expansão de serviços em municípios como Vicência, Chã Grande, Araçoiaba, Goiana e São José do Egito, atuando em supervisão e capacitação de equipes.

Sua experiência inclui ainda a implantação de Centro de Atenção ao Autismo, supervisão clínica institucional, além de passagens como Secretária Executiva de Saúde e Secretária Executiva de Políticas Sociais do Paulista.

Na área clínica, atua como psicóloga com atendimentos em psicoterapia individual.

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

A Secretaria de Saúde do Município do Paulista tem como principais atribuições gerenciar o Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal, garantindo o acesso da população aos serviços e ações de saúde, observando os princípios básicos do SUS. Cabe à Secretaria propor, implementar e coordenar políticas, programas e serviços de saúde que visem à promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde da população, mantendo parcerias com demais secretarias e instituições, além de assegurar a integração das ações de atenção básica, média e alta complexidade.

A Secretaria é responsável pela gestão administrativa, financeira, patrimonial e documental, bem como pelo controle de contratos, licitações e convênios, sempre assegurando a transparência e eficiência dos recursos públicos. Também promove o monitoramento, avaliação e melhoria contínua dos serviços, apoiando o desenvolvimento de estratégias de saúde voltadas a diferentes grupos populacionais, incluindo crianças, adolescentes, idosos, trabalhadores, mulheres, população negra, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência.

Além disso, atua na vigilância à saúde, epidemiológica, ambiental, sanitária e alimentar, coordenando ações preventivas, controle de agravos, campanhas de imunização e programas de atenção à saúde. A Secretaria ainda fomenta a educação permanente dos profissionais de saúde, incentiva a participação social e garante o cumprimento das normas e diretrizes nacionais, estaduais e municipais, fortalecendo o SUS no município.