Amanda Rodrigues
Secretária
Cícero Delhany Pinto Lima
(Secretário Executivo de Políticas Sobre Drogas )
INFORMAÇÕES DA SECRETARIA
- Centro Administrativo, Av. Geraldo Pinho Alves, 222 - Maranguape 1, Paulista – PE
- spsdh@paulista.pe.gov.br
- Segunda a sexta, das 8h às 18h
BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO
Fisioterapeuta formada pela Faculdade Integrada do Recife (FIR), Amanda Rodrigues é especialista em Saúde da Família (UPE), Fisioterapia Onco-Funcional (Interfisio) e Dermatofuncional e Cosmetologia (Instituto de Desenvolvimento Educacional).
Sua formação acadêmica e experiência profissional refletem um compromisso com a saúde integral e o bem-estar da comunidade, com foco na promoção de políticas sociais inclusivas.
Seu trabalho busca garantir o acesso à saúde de qualidade e a inclusão social, com ações voltadas para a promoção dos direitos humanos e a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos.
ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos (SPSDH) tem como missão planejar, coordenar, executar e supervisionar políticas públicas voltadas à assistência social, direitos humanos e inclusão social no município. Entre suas principais atribuições, destacam-se:
Gestão e Coordenação: Planejar, organizar e acompanhar a execução das políticas sociais, garantindo a articulação entre os serviços de proteção social básica, média e alta complexidade, programas de transferência de renda e demais iniciativas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
Proteção Social: Supervisionar e coordenar os serviços de assistência social, incluindo os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), CREAS, Casas de Acolhimento, programas Criança Feliz, Centro de Cidadania e serviços de convivência e fortalecimento de vínculos.
Direitos Humanos e Igualdade: Promover ações e políticas de promoção e proteção dos direitos humanos, assegurando a inclusão de populações prioritárias, como pessoas com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, comunidade LGBTQIA+, negros, povos indígenas e tradicionais.
Planejamento e Controle Administrativo: Organizar processos administrativos, financeiros e orçamentários; coordenar licitações, contratos e prestação de contas; supervisionar recursos humanos e infraestrutura da secretaria; apoiar a elaboração de relatórios técnicos e fluxos institucionais.
Articulação e Participação Social: Estabelecer parcerias com órgãos públicos, sociedade civil, conselhos municipais e demais instituições; acompanhar, monitorar e avaliar a implementação de programas, projetos e serviços socioassistenciais; promover a participação social e comunitária.
Educação e Capacitação: Desenvolver programas de educação permanente, formação e treinamento de equipes técnicas e profissionais da assistência social e direitos humanos.
Monitoramento e Avaliação: Coletar, sistematizar e analisar dados socioassistenciais, elaborar relatórios, fluxos e indicadores para subsidiar a tomada de decisão e aprimorar a efetividade das políticas públicas.