Paulista realiza ação de saúde em alusão ao Setembro Amarelo e reforça atendimento em saúde mental

 

A Prefeitura do Paulista promoveu, neste sábado (13), uma ação de saúde em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. O evento aconteceu na Praça João Pessoa, no Centro da cidade, e reuniu centenas de moradores em busca de serviços médicos e de promoção à saúde.

 

A iniciativa, organizada pela Secretaria de Saúde, disponibilizou atendimentos de mamografia, citologia, aferição de pressão, consultas médicas, além de serviços de odontologia. Também foram oferecidas consultas com psicólogos e psiquiatras, fortalecendo a rede de atenção em saúde mental. A população ainda pôde atualizar a caderneta de vacinas.

 

De acordo com a secretária de Saúde do município, Sônia Arruda, a mobilização buscou atender principalmente as pessoas que têm maior disponibilidade durante o fim de semana. “Hoje, em alusão ao Setembro Amarelo, estamos trazendo psiquiatra, psicólogo, mamografia, serviços do Centro de Testagens e Aconselhamento (CTA Itinerante), odontologia, para dar cobertura à população, especialmente aqueles que no sábado conseguem buscar o cuidado médico e o cuidado da saúde mental. Graças à gestão do prefeito Ramos, estamos podendo dar esse suporte”, destacou.

 

Até o meio da manhã, mais de 200 pessoas já haviam sido atendidas. A expectativa, segundo Sônia, era encerrar o dia com cerca de 300 atendimentos. “A demanda foi muito importante, principalmente para a psiquiatria e a psicologia. A saúde mental do Paulista está tendo vez agora, com a ampliação da rede e a qualificação dos profissionais. Já houve época em que o município não tinha nenhum psiquiatra, e hoje temos atendimento em todas as policlínicas”, ressaltou.

 

A secretária ainda lembrou que a pandemia agravou os indicadores de doenças mentais e que o município vem estruturando uma resposta consistente a essa realidade. Entre os investimentos, estão a ampliação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), que passará a ser CAPS AD III até o final do ano, a requalificação do CAPS Tereza Noronha e a recente e total requalificação do CAPS Infantil.

 

“O prefeito Severino Ramos está garantindo que essas ações aconteçam, para que a população de Paulista tenha uma rede de saúde mental cada vez mais fortalecida”, completou.

 

Fotos: Beatriz Leite / SEI

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, Prefeitura inicia obra do canteiro central na Estrada do Frio

Ação integrada da Prefeitura e gravação do programa “Resenha do Luna” movimentam a orla do Janga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista amplia ações de apoio ao empreendedor em janeiro

Obras na rede municipal fortalecem estrutura escolar e ampliam acesso à educação no Paulista

Paulista realiza, na Mata do Frio, nova operação de fiscalização para conter desmatamento e avanço de construções irregulares

Comerciantes recebem alerta sobre consumação mínima em ação educativa do Procon Paulista

Prefeitura do Paulista abre cadastro para o Carnaval 2026

Coordenação da Defesa Civil do Paulista participa de reunião na Defesa Civil do Estado

Superintendência de Esportes realiza visitas técnicas e avalia infraestrutura dos equipamentos municipais