Paulista encerra Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no SESI Paratibe

Entre telas, experimentos e sons digitais, Pedro Luiz, de 15 anos, vivia um sábado inesquecível no SESI Paratibe. Fascinado por tecnologia e videogames, o adolescente foi um dos muitos jovens que se encantaram com as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Paulista, um evento que transformou curiosidade em aprendizado e mostrou que o futuro pode ser construído com criatividade e inovação. O evento foi realizado na sexta-feira (24) e no sábado (25).

 

A técnica de enfermagem Suzana Maria, de 40 anos, acompanhou o seu irmão Pedro Luiz, e destacou a importância da iniciativa. “Ele está gostando muito. Veio nos dois dias e está adorando a Arena Gamer, porque ama tecnologia e videogame. Um evento desse é muito importante, porque educação é a base de tudo, e a interação com outros alunos, os amigos, conta muito também”, contou.

 

A iniciativa também integrou a V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia do município e contou com a realização da I Feira de Ciências Ambientais, na sexta (24), que reuniu estudantes de diversas escolas apresentando projetos voltados à sustentabilidade, inovação e empreendedorismo. O público pôde conferir experimentos científicos, demonstrações de robótica e espaços interativos, como a Arena Gamer – um dos pontos mais movimentados do evento.

 

De acordo com o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade, o evento superou todas as expectativas. A programação contou com mais de duas mil inscrições e movimentou o público com oficinas de robótica, experimentos científicos e competições digitais. A feira de ciências, realizada na sexta-feira (24), reuniu trabalhos de escolas municipais e de cidades vizinhas, e o encerramento trouxe campeonatos de Free Fire, Valorant e League of Legends, com premiações para os participantes.

 

“A gente conseguiu superar o público que esperava. Foram mais de 2 mil pessoas inscritas, com muita robótica, tecnologia, inovação e ciência. A feira foi sensacional, e neste sábado encerramos em grande estilo, com os campeonatos gamers. Paulista nunca teve algo assim, e o prefeito Ramos conseguiu inovar e trazer essa experiência para o município”, afirmou Thiago.

 

O secretário também anunciou novas ações voltadas à inclusão digital e ao fortalecimento da inovação na cidade. De acordo com Andrade, no próximo ano, a Semana de Ciência e Tecnologia será ainda maior, com a participação de todas as escolas públicas e particulares do município. 

 

“Além disso, estamos implementando mais de 200 pontos de Wi-Fi gratuitos em diferentes áreas da cidade, criando arenas de hackathon para desenvolver soluções tecnológicas para os desafios urbanos e levando oficinas de robótica às escolas e comunidades. E já posso antecipar que, em março, Paulista será sede do Fórum de Cidades Inteligentes de Pernambuco, reunindo prefeitos e gestores de todo o estado para debater inovação e tecnologia. Vai ser histórico”, concluiu.

 

Fotos: Juan Marvin / SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, Prefeitura inicia obra do canteiro central na Estrada do Frio

Ação integrada da Prefeitura e gravação do programa “Resenha do Luna” movimentam a orla do Janga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista amplia ações de apoio ao empreendedor em janeiro

Obras na rede municipal fortalecem estrutura escolar e ampliam acesso à educação no Paulista

Paulista realiza, na Mata do Frio, nova operação de fiscalização para conter desmatamento e avanço de construções irregulares

Comerciantes recebem alerta sobre consumação mínima em ação educativa do Procon Paulista

Prefeitura do Paulista abre cadastro para o Carnaval 2026

Coordenação da Defesa Civil do Paulista participa de reunião na Defesa Civil do Estado

Superintendência de Esportes realiza visitas técnicas e avalia infraestrutura dos equipamentos municipais