Paulista e Governo do Estado fortalecem articulação para políticas voltadas à pessoa com deficiência

Com o objetivo de ampliar o diálogo e fortalecer as políticas públicas de inclusão, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas, Direitos Humanos e Juventude do Paulista participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião com a Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência. A iniciativa integra a Jornada de Direitos Humanos, promovida pela gestão municipal.

O encontro contou com a presença do superintendente de Direitos Humanos do Paulista, Kléber Pyrrho; da diretora da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena; e do assessor Anselmo Cavalcante. Representando a SEAD, participaram o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervásio; o coordenador da Central de Libras, Matheus Santos; e a coordenadora do programa PE Conduz, Paula Bezerra.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o fortalecimento da Central de Libras, o aprimoramento do PE Conduz, programa que promove transporte acessível para pessoas com deficiência, além da articulação dos Fóruns de Gestores Municipais da Pessoa com Deficiência e da Central de Acessibilidade. Também foram abordadas demandas reprimidas em nível municipal e ações conjuntas voltadas à ampliação da acessibilidade e da garantia de direitos.

De acordo com Maria Eduarda Lucena, o encontro foi bastante produtivo. “Com foco no fortalecimento das políticas públicas de inclusão, entre as pautas abordadas destacaram-se o programa PE Conduz, a Central de Libras e os Fóruns de Gestores, buscando ampliar o acesso, a mobilidade e a comunicação das pessoas com deficiência em Paulista”, afirmou.

O superintendente de Direitos Humanos do Paulista, Kléber Pyrrho, ressaltou a importância da união entre os entes públicos para garantir avanços efetivos na pauta da inclusão. “O diálogo com o Governo do Estado é essencial para que possamos construir uma rede articulada de proteção e acessibilidade. Essa troca de experiências e o fortalecimento institucional são passos fundamentais para consolidar políticas públicas mais eficazes e humanas”, destacou.

Já o superintendente estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervásio, reforçou a relevância do trabalho conjunto. “Esse tipo de encontro é fundamental para que possamos fortalecer as políticas de acessibilidade em todo o estado. Quando unimos esforços entre as secretarias e ouvimos as demandas dos municípios, conseguimos garantir que serviços como o PE Conduz cheguem cada vez mais perto de quem precisa”, pontuou.

Na ocasião, também foi definida a realização, no primeiro semestre de 2026, de uma formação voltada à acessibilidade comunicacional e ao atendimento inclusivo, promovida pela Central de Libras, que beneficiará 30 servidores municipais.

Categorias

Compartilhe:

Paulista articula ações com o Movimento Negro Unificado para o combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Paulista garante três representantes na etapa nacional da Conferência de Direitos Humanos de Pernambuco

Fé, saudade e esperança marcam a missa campal do Dia de Finados em Paulista

Quase 15 mil animais são imunizados no Dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado em Paulista

Prefeitura do Paulista fortalece parceria com o Estado para proteger a Mata do Frio

Caravana da Alegria encerra edição com mais de mil atendimentos e celebra a aproximação entre poder público e comunidade

Paulista divulga resultado preliminar da Seleção Simplificada para Professores da Rede Municipal

Estudantes da EJA participam de ação sobre o impacto da escolarização na vida de jovens e adultos, na Escola Municipal Imperatriz Maria Leopoldina

Em Paulista, palestra sobre Direitos da Mulher com Câncer reforça a importância da informação como ferramenta de empoderamento e acolhimento