Paulista avança nas obras das ruas Ursa Maior e Papa e João Paulo I, no bairro de Nossa Senhora da Conceição

As obras de pavimentação asfáltica, drenagem superficial, passeios e sinalização das ruas Ursa Maior e Papa João Paulo I, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, seguem em ritmo acelerado. O trecho contemplado irá funcionar como uma importante via de acesso para as rodovias PE-22 e PE-01, facilitando tanto a mobilidade de veículos como da população que circula pelo local e adjacências.

Executada pela Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, a obra prevê a pavimentação dos 1.057 metros. Dessa extensão,  aproximadamente 700 metros já foram concluídos, o que corresponde a pouco mais de 65% do serviço.

A equipe que atua no local já prepara a estruturação de uma camada de base, que fica debaixo da camada asfáltica, para que, já no início de novembro, o asfalto já seja aplicado.

De acordo com o encarregado de produção Rosivaldo Manoel da Silva, que trabalha numa empresa localizada em um das transversais da Ursa Maior, a obra vai facilitar o tráfego tanto dos  caminhões da empresa que circulavam no local como de outros veículos pesados.

“Trabalho aqui há um ano e meio e antes de estarem fazendo essa obra, a dificuldade era muito grande para entrada e saída de caminhão, pois a rua além de não ter asfalto, era cheio de buraco e passávamos sempre quebrando algum fio. Após o início dessa obra, já estamos sentindo a diferença. E quando ela terminar vai estar beneficiando tanto a população como a fábrica que muitos de nós trabalhamos”, afirmou.

A vendedora aposentada, Elizabeth Aureliano de Araújo, que mora no bairro há 31 anos, felicitou a obra que, finalmente, após pouco mais de três décadas, irá beneficiar os moradores do lugar, trazendo além de melhor mobilidade, uma importante movimentação de comércio para o local, segundo ela.

“Há anos não vemos qualquer benefício aqui para população em termos de saneamento e pavimentação para esta via que dá acesso a muitos serviços e às avenidas principais. No verão aqui lembra um areal, parece até que estamos nas dunas de Natal. No inverno, a gente sofre muito porque alaga tudo e a rua não tem escoamento, sem falar nos prejuízos com o carro sempre indo para manutenção quando tentamos atravessar as águas. Mas, finalmente, graças ao prefeito Ramos, nessa nova gestão, as obras estão muito adiantadas e só temos a agradecer, pois vai melhorar bastante nosso deslocamento, além do comércio local, pois estamos perto das praias e com as vias asfaltadas a oferta de serviços pode crescer”, ressaltou.

Corredor de mobilidade

O engenheiro da Secretaria de Infraestrutura, Nelson Araújo, ressaltou os amplos benefícios a serem promovidos pela iniciativa, destacando o impacto positivo da obra tanto para a comunidade local como para os arredores.

“Essa obra cria um novo corredor de mobilidade urbana, que melhora o acesso do bairro de Conceição, ligando a PE- 22 a PE-01, o que além de melhorar a mobilidade urbana, promove uma redução no tempo do deslocamento e valorização dos imóveis na região. É uma obra de grande impacto para a mobilidade e desenvolvimento do bairro de Conceição, que transforma a infraestrutura local, o deslocamento e traz uma maior qualidade de vida para a população”, destacou.

De acordo com o técnico, estima-se que cerca de 10 mil pessoas sejam beneficiadas com essa ação, tanto de forma direta como indireta. Com valor de R$ 1.694.800,00 e pouco mais de 65% por cento de sua extensão executada, a previsão é que a obra seja concluída em janeiro de 2026.

Fotos: Gerson Nascimento- SEI

Categorias

Compartilhe:

Paulista articula ações com o Movimento Negro Unificado para o combate ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo

Paulista garante três representantes na etapa nacional da Conferência de Direitos Humanos de Pernambuco

Fé, saudade e esperança marcam a missa campal do Dia de Finados em Paulista

Quase 15 mil animais são imunizados no Dia D de Vacinação Antirrábica neste sábado em Paulista

Prefeitura do Paulista fortalece parceria com o Estado para proteger a Mata do Frio

Caravana da Alegria encerra edição com mais de mil atendimentos e celebra a aproximação entre poder público e comunidade

Paulista divulga resultado preliminar da Seleção Simplificada para Professores da Rede Municipal

Estudantes da EJA participam de ação sobre o impacto da escolarização na vida de jovens e adultos, na Escola Municipal Imperatriz Maria Leopoldina

Em Paulista, palestra sobre Direitos da Mulher com Câncer reforça a importância da informação como ferramenta de empoderamento e acolhimento