Inovação e meio ambiente marcam a Semana de Ciência e Tecnologia em Paulista

Paulista viveu um dia de celebração à ciência e à sustentabilidade, nesta sexta-feira (24), no SESI de Paratibe, com a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Paulista 2025, que segue até este sábado (25), reúne estudantes, professores e a comunidade em atividades voltadas à inovação, meio ambiente e empreendedorismo. O evento se deu em conjunto com a  V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia de Paulista e Municípios Parceiros, com a realização da I Feira de Ciências Ambientais de Paulista. 

 

O secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Thiago Andrade, destacou a importância de aproximar os jovens da ciência e da inovação. “Esse evento resgata a tecnologia e a inovação que o nosso município precisa incorporar. Trouxemos robótica, arena gamer, tudo que o jovem gosta, para trazê-lo para perto. Organizamos um evento que fosse confortável para todos, num ambiente amplo e acolhedor”, afirmou.

 

A coordenadora da I Feira de Ciências Ambientais de Paulista, Ana Laura, ressaltou o comprometimento das escolas envolvidas. “Estou muito orgulhosa com o engajamento dos professores e estudantes, que se dedicaram para apresentar os melhores trabalhos possíveis. Passamos a semana com uma série de atividades dentro e fora do município, levando nossos alunos para experiências de divulgação científica, educação ambiental e valorização dos saberes populares e do conhecimento tradicional”, explicou.

 

Além das apresentações científicas dos estudantes, o público pôde visitar estandes com produtos da agricultura familiar e fitoterápicos produzidos pelo Centro de Educação e Formação em Medicina Popular (CEFOMP) e de agricultoras da Mata do Ronca. 

 

A estudante Kayllany Yasmin, de 16 anos, do 2º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Dantas Barreto, apresentou, junto com sua equipe, um protótipo para monitoramento de gases do efeito estufa. “Um evento como esse é importante para o nosso crescimento. A gente descobre do que é capaz, aprende coisas novas e ganha confiança ao apresentar para pessoas que nunca vimos antes”, disse.

 

A programação da V Semana Intermunicipal de Ciência e Tecnologia de Paulista e Municípios Parceiros teve início na terça-feira (21) e foi encerrada nesta sexta (24). A abertura aconteceu no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) – Campus Paulista, com o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para o enfrentamento das mudanças climáticas no meu território”. Durante a semana, os estudantes também realizaram vivências com marisqueiras em Igarassu e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou visitas à escola do sistema prisional de Abreu e Lima, onde apresentaram a mostra biológica.

 

Fotos: Fabiano Alves / SGG

 

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, Prefeitura inicia obra do canteiro central na Estrada do Frio

Ação integrada da Prefeitura e gravação do programa “Resenha do Luna” movimentam a orla do Janga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista amplia ações de apoio ao empreendedor em janeiro

Obras na rede municipal fortalecem estrutura escolar e ampliam acesso à educação no Paulista

Paulista realiza, na Mata do Frio, nova operação de fiscalização para conter desmatamento e avanço de construções irregulares

Comerciantes recebem alerta sobre consumação mínima em ação educativa do Procon Paulista

Prefeitura do Paulista abre cadastro para o Carnaval 2026

Coordenação da Defesa Civil do Paulista participa de reunião na Defesa Civil do Estado

Superintendência de Esportes realiza visitas técnicas e avalia infraestrutura dos equipamentos municipais