Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho
Secretário
INFORMAÇÕES DA SECRETARIA
- controladoria@paulista.pe.gov.br
- gustavo.albuquerque@paulista.pe.gov.br
BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO
Advogado com vasta experiência no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e da União, Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho tem se destacado em cargos técnicos em administrações públicas municipais, contribuindo para o aprimoramento do controle e da gestão pública. Possui formação acadêmica robusta, sendo Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, LLM em Direito Municipal pela Universidade Católica de Pernambuco e Pós-Graduando em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).
Sua carreira é marcada pela atuação em diversas demandas no âmbito do Direito Público, sempre com foco no fortalecimento da governança pública e no controle interno. Como Procurador-Geral e Controlador-Geral do Município, Gustavo é responsável por assegurar a conformidade legal das ações municipais, promovendo a transparência e a eficiência administrativa. Seu trabalho é essencial para o bom funcionamento das políticas públicas e para a correta utilização dos recursos municipais, sendo uma figura central na gestão da cidade.
ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA
A Controladoria Geral tem como atribuições apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, exercendo o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e aplicação de recursos; avaliar o cumprimento das metas do plano plurianual, a execução de planos e programas de governo e dos orçamentos municipais; proteger os bens públicos contra perdas, fraudes e erros; assegurar a confiabilidade das informações contábeis e financeiras para decisões do Executivo; proporcionar segurança e eficiência aos atos dos administradores públicos; supervisionar auditorias e fiscalizações em obras, projetos e processos administrativos; avaliar contratos, medições e licitações; acompanhar políticas de gestão de pessoas e a execução da folha de pagamento; coordenar e emitir pareceres jurídicos e administrativos; organizar e controlar atividades administrativas, de arquivo, protocolo, logística e atendimento ao público; manter registros e relatórios de auditorias e processos internos, garantindo transparência, eficiência e cumprimento da legislação municipal e das normas de controle interno.