• Secretaria de Governo e Gabinete
  • Secretaria de Planejamento e Gestão
  • Procuradoria Geral do MunicÍpio
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos
  • Controladoria Geral
  • Secretaria de Projetos Especiais
  • Secretaria de Finanças
  • Secretaria de Administração
  • Secretaria de Administração das Regionais
  • Secretaria de Licitações, Compras e Contratos
  • Secretaria de Infraestrutura
  • Secretaria de Obras e Serviços Públicos
  • Secretaria de Desenvolvimento Urbano
  • Secretaria de Meio Ambiente
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Agropecuária e Pesca
  • Secretaria de Segurança Cidadã, Mobilidade e Defesa Civil
  • Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos
  • Secretaria de Habitação
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres
  • Secretaria Executiva de Comunicação
  • Secretaria Executiva de Imprensa
  • Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia

Controladoria Geral

Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho

Secretário

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA

BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO

 Advogado com vasta experiência no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e da União, Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho tem se destacado em cargos técnicos em administrações públicas municipais, contribuindo para o aprimoramento do controle e da gestão pública. Possui formação acadêmica robusta, sendo Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, LLM em Direito Municipal pela Universidade Católica de Pernambuco e Pós-Graduando em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Sua carreira é marcada pela atuação em diversas demandas no âmbito do Direito Público, sempre com foco no fortalecimento da governança pública e no controle interno. Como Procurador-Geral e Controlador-Geral do Município, Gustavo é responsável por assegurar a conformidade legal das ações municipais, promovendo a transparência e a eficiência administrativa. Seu trabalho é essencial para o bom funcionamento das políticas públicas e para a correta utilização dos recursos municipais, sendo uma figura central na gestão da cidade.

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

A Controladoria Geral tem como atribuições apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, exercendo o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e aplicação de recursos; avaliar o cumprimento das metas do plano plurianual, a execução de planos e programas de governo e dos orçamentos municipais; proteger os bens públicos contra perdas, fraudes e erros; assegurar a confiabilidade das informações contábeis e financeiras para decisões do Executivo; proporcionar segurança e eficiência aos atos dos administradores públicos; supervisionar auditorias e fiscalizações em obras, projetos e processos administrativos; avaliar contratos, medições e licitações; acompanhar políticas de gestão de pessoas e a execução da folha de pagamento; coordenar e emitir pareceres jurídicos e administrativos; organizar e controlar atividades administrativas, de arquivo, protocolo, logística e atendimento ao público; manter registros e relatórios de auditorias e processos internos, garantindo transparência, eficiência e cumprimento da legislação municipal e das normas de controle interno.

  • Secretaria de Administração
  • Secretaria de Administração das Regionais
  • Secretaria de Assuntos Jurídicos
  • Secretaria de Licitações e Contratos
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca
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  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente
  • Secretaria de Educação
  • Secretaria Executiva de Gabinete
  • Secretaria de Finanças
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  • Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres
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  • Secretaria de Obras e Serviços Públicos
  • Secretaria de Planejamento e Gestão
  • Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos
  • Secretaria de Habitação
  • Secretaria de Projetos Especiais
  • Secretaria de Saúde
  • Secretaria de Segurança Cidadã e Mobilidade
  • Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude
  • Controladoria Geral
  • Secretaria Executiva de Comunicação
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Controladoria Geral

Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho

Secretário

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BIOGRAFIA DO SECRETÁRIO

 Advogado com vasta experiência no Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco e da União, Gustavo Paulo Miranda de Albuquerque Filho tem se destacado em cargos técnicos em administrações públicas municipais, contribuindo para o aprimoramento do controle e da gestão pública. Possui formação acadêmica robusta, sendo Bacharel em Direito pela Faculdade Maurício de Nassau, LLM em Direito Municipal pela Universidade Católica de Pernambuco e Pós-Graduando em Processo Civil pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Sua carreira é marcada pela atuação em diversas demandas no âmbito do Direito Público, sempre com foco no fortalecimento da governança pública e no controle interno. Como Procurador-Geral e Controlador-Geral do Município, Gustavo é responsável por assegurar a conformidade legal das ações municipais, promovendo a transparência e a eficiência administrativa. Seu trabalho é essencial para o bom funcionamento das políticas públicas e para a correta utilização dos recursos municipais, sendo uma figura central na gestão da cidade.

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

A Controladoria Geral tem como atribuições apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional, exercendo o controle contábil, financeiro, orçamentário, operacional e patrimonial quanto à legalidade, legitimidade, economicidade e aplicação de recursos; avaliar o cumprimento das metas do plano plurianual, a execução de planos e programas de governo e dos orçamentos municipais; proteger os bens públicos contra perdas, fraudes e erros; assegurar a confiabilidade das informações contábeis e financeiras para decisões do Executivo; proporcionar segurança e eficiência aos atos dos administradores públicos; supervisionar auditorias e fiscalizações em obras, projetos e processos administrativos; avaliar contratos, medições e licitações; acompanhar políticas de gestão de pessoas e a execução da folha de pagamento; coordenar e emitir pareceres jurídicos e administrativos; organizar e controlar atividades administrativas, de arquivo, protocolo, logística e atendimento ao público; manter registros e relatórios de auditorias e processos internos, garantindo transparência, eficiência e cumprimento da legislação municipal e das normas de controle interno.