Centro de Artes e Cultura de Pernambuco realiza a 1ª Outorga da Ordem do Mérito da Cultura em cerimônia solene no Paulista

Em uma celebração marcada por emoção, reconhecimento e forte representatividade cultural, o Centro de Artes e Cultura de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira, a cerimônia de outorga da 1ª Ordem do Mérito da Cultura, no plenário da Câmara Municipal do Paulista.

A solenidade, inédita em Pernambuco e no Brasil, homenageou grandes nomes e expressões da cultura pernambucana em diversos segmentos, como teatro, música, folclore e literatura. Também foram destacados representantes das culturas afro-brasileira, indígena e nordestina.

Entre os homenageados, estiveram maestros renomados como Ademir Araújo, conhecido como Maestro Formiga, e Moisés da Paixão, além de representantes das academias de letras e artes, como Lúcia Souza, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), com atuação nacional e também no município do Paulista.

A cerimônia foi conduzida pela presidente do Centro de Artes e Cultura de Pernambuco, Margarett Leite, que está à frente da instituição há 25 anos. Emocionada, ela ressaltou a importância histórica e simbólica do momento. “Estamos com muita, muita, muita felicidade, porque estamos realizando a primeira outorga em Pernambuco e no Brasil da Ordem do Mérito da Cultura. Esse mérito é ser digno da palavra cultura. Porque a cultura liberta, edifica e transforma. Mas também é preciso compromisso, ética, moral e luz. Essa cerimônia marca o início de um novo tempo de reconhecimento dos verdadeiros guardiões da cultura brasileira”, declarou.

Um dos pontos altos da solenidade foi o juramento com a espada Excalibur, inspirada nas lendas do Rei Arthur e da Corte de Avalon, representando Justiça e Compromisso com os valores elevados da cultura. O ato remete às tradições medievais de cavalaria e honra, adaptadas ao contexto brasileiro.

Após o juramento, os agraciados receberam medalha e certificado oficial que os reconhecem como Cavaleiros e Damas da Ordem do Mérito da Cultura. Trata-se da primeira condecoração oficial desse tipo no Brasil, distinta da Ordem Cultural concedida periodicamente pelo Ministério da Cultura. A outorga simboliza um marco na valorização da cultura popular, erudita e ancestral, com destaque para tradições nordestinas como caboclinhos, bacamarteiros e referências ao cangaço.

A programação cultural da noite também reforçou esse simbolismo, com apresentações que representaram a diversidade e a riqueza do patrimônio imaterial de Pernambuco, reunindo música, dança e expressões populares em um espetáculo de encerramento à altura da ocasião.

Fotos Priscila Silva/SEI

 

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, Prefeitura inicia obra do canteiro central na Estrada do Frio

Ação integrada da Prefeitura e gravação do programa “Resenha do Luna” movimentam a orla do Janga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista amplia ações de apoio ao empreendedor em janeiro

Obras na rede municipal fortalecem estrutura escolar e ampliam acesso à educação no Paulista

Paulista realiza, na Mata do Frio, nova operação de fiscalização para conter desmatamento e avanço de construções irregulares

Comerciantes recebem alerta sobre consumação mínima em ação educativa do Procon Paulista

Prefeitura do Paulista abre cadastro para o Carnaval 2026

Coordenação da Defesa Civil do Paulista participa de reunião na Defesa Civil do Estado

Superintendência de Esportes realiza visitas técnicas e avalia infraestrutura dos equipamentos municipais