Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente e voluntários do CEFOMP unem força e conhecimento para cuidar de horta comunitária em Paulista

Nesta terça-feira (17), voluntários da Secretaria de Meio Ambiente do Paulista realizaram um mutirão de limpeza na horta medicinal do Centro de Educação e Formação de Medicina Popular (CEFOMP), localizado no Centro do Paulista. A ação teve como objetivo revitalizar o espaço, que serve à comunidade local com o cultivo de plantas medicinais.

A equipe participante foi formada por engenheiros florestais, agrônomos, biólogos e antropólogos do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista. Além do trabalho físico, os profissionais compartilharam seus conhecimentos técnicos com os moradores e voluntários do centro.

“A gente aqui tá cuidando desse manejo e preparação do solo dessa horta, fazendo a retirada das plantas invasoras, renovando essa cultura das nossas plantas medicinais”, explicou Rayza Brasileiro, diretora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista.

A parceria entre o Núcleo e o CEFOMP já ocorre há anos, com apoio técnico contínuo, realização de oficinas e rodas de conversa. Para os voluntários locais, a colaboração tem sido fundamental para unir o saber acadêmico ao conhecimento tradicional. “Esse pessoal do meio ambiente já é parceiro nosso há anos e vem agregando mais entendimento pra gente que tem o conhecimento popular”, destacou Wanderneyde Feitosa, voluntária do CEFOMP.

O Centro de Educação e Formação de Medicina Popular tem como missão disseminar o conhecimento sobre plantas medicinais, farmácia viva e fitoterapia, promovendo a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e da biodiversidade, além de incentivar a sustentabilidade em seus aspectos ambiental, econômico, social, político e ético.

Por meio de atividades educacionais, o centro utiliza abordagens que integram saberes populares e técnico-científicos, voltadas para diversos públicos, como mulheres, idosos, pessoas com deficiência, pessoas com patologias específicas, povos de matriz africana, comunidades tradicionais, jovens de todos os gêneros e suas famílias, população LGBTQIA+ e a comunidade em geral do município do Paulista.

Fotos: Gerson Nascimento / SEI

Categorias

Compartilhe:

Em Paulista, Prefeitura inicia obra do canteiro central na Estrada do Frio

Ação integrada da Prefeitura e gravação do programa “Resenha do Luna” movimentam a orla do Janga

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista amplia ações de apoio ao empreendedor em janeiro

Obras na rede municipal fortalecem estrutura escolar e ampliam acesso à educação no Paulista

Paulista realiza, na Mata do Frio, nova operação de fiscalização para conter desmatamento e avanço de construções irregulares

Comerciantes recebem alerta sobre consumação mínima em ação educativa do Procon Paulista

Prefeitura do Paulista abre cadastro para o Carnaval 2026

Coordenação da Defesa Civil do Paulista participa de reunião na Defesa Civil do Estado

Superintendência de Esportes realiza visitas técnicas e avalia infraestrutura dos equipamentos municipais